quarta-feira, 13 de abril de 2011

2600 argumentos contra o preconceito

Felipe começou a achar o gringo muito calado.  Ou ele tinha mesmo entendido tudo, ou só balançou a cabeça para não se fazer de estúpido.  ... Neste momento, um calafrio correu a espinha de Felipe: será que o gringo não veio para tomar seu lugar? ... É claro que o gringo já conhecia o XRM-2600.  Vai ver ele mesmo tinha criado o programa e era especialista na área de programação.  Com certeza, veio do país dele a peso de ouro só para instalar um programa mais complicado.  E, se só ele soubesse usar o programa, estaria com o emprego garantido.  Felipe viu a chance de uma promoção dissolver-se no ar.
(José Paulo de Araújo.  XRM-2600)

No conto "XRM-2600", Felipe se sente muito ameaçado por seu colega de trabalho estrangeiro, Vladomir.  Vladomir demonstra inteligência, educação, vontade de trabalhar e ideias progressivas sobre o casamento e a masculinidade.  Por isso, Felipe se estranha com as diferenças que ele observe em Vladomir - diferenças de raça, de identidade nacional e de masculinidade.  E seus preconceitos sobre as diferenças do estrangeiro se manifestam em pensamentos paranoicos e irracionais.  Ele formula uma teoria da conspiração na qual Vladomir supostamente finja ser um recém-chegado no campo de programação que na verdade desenhou um novo programa para substituir a tecnologia obsoleta de XRM-2600.  
Este conto engraçado mostra a importância de não julgar os outros por causa de características que parecem estranhas e de não ficar com inveja por causa do sucesso dos outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário